Navigation Menu+

PROJETO MARAVILHAS

Posted on jul 18, 2016

O projeto é uma parceria dos irmãos Almendares – Rosana e Renato – e visa registrar em vídeos as histórias contadas por moradores da fronteira sul do BrasiL.

Os cinco vídeos iniciais registraram as narrativas colhidas no território compreendido entre a Barra do Chuí e a cidade de Pelotas, incluindo aí, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande e São José do Norte. As histórias contadas fazem parte da memória que constitui estes lugares e são relatadas por moradores que ainda cultivam o hábito de reunirem-se em torno do Chimarrão para longas conversas num dilatamento de tempo que parece não ter mais lugar nos grandes centros urbanos. Cada vídeo, com duração em média de doze minutos, é acompanhado de um livro de artista constituído de desenhos ou anotações de viagem. Estes registros encontram-se a disposição no site do projeto.
O projeto proporciona um espaço para uma fala que é o relato de episódios que já sofreram os efeitos do tempo, que está impregnado das atitudes do narrador e da sua visão de mundo. Histórias que por muito tempo foram passadas oralmente e que hoje correm o risco de se perderem por não possuirmos mais o ócio daqueles dias, propícios a relatos de aventuras.

CONFIRA O SITE DO PROJETO COM FOTOS DAS VIAGENS,  EXPOSIÇÕES E VÍDEOS

Site do projeto Maravilhas